domingo, 28 de Abril de 2024  03:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-07-2009

Projecto estará no terreno a partir do próximo dia 1 de Agosto


Centro de Mogofores aposta em Apoio Domiciliário 24h

Quinze utentes do concelho de Anadia estarão, a partir do próximo sábado, 1 de Agosto, abrangidos por um projecto do Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores, de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) 24/24 horas.

Trata-se de um projecto pioneiro no distrito de Aveiro, uma vez que foi a única candidatura aprovada pela Segurança Social, no âmbito do Programa de Apoio Integrado a Idosos. Será comparticipado em 60% pela Segurança Social, sendo o restante suportado pela instituição de Mogofores (a mensalidade é calculada com base no rendimento per capita do utente).

Para já, o projecto "Caminhar juntos: Acção Social e Saúde" arranca com dez utentes, dando margem a que surjam outras sinalizações, por parte dos parceiros (Hospital de Anadia, Centro de Saúde, Segurança Social, Câmara, instituições) ou dos próprios. As inscrições estão abertas e qualquer pessoa interessada pode dirigir-se ao Centro Social de Mogofores.

Há três formas de contacto, durante as 24 horas: para telefone fixo, telemóvel, ou por sistema de teleassistência.

Equipa multidisciplinar. Isabel Costa, directora técnica do Centro, adiantou a JB que "o projecto surge em sequência das necessidades detectadas no já existente SAD, que funciona das 8h às 20h, com 40 utentes".

Para além de Isabel Costa, fazem parte desta equipa multidisciplinar, a psicóloga e coordenadora do projecto, Sónia Santos, a psicóloga Inês Silva e 11 ajudantes de acção directa (cuja formação está a ser garantida pelo Hospital de Anadia). Serão entretanto recrutados outros elementos - fisioterapeuta, terapeuta da fala, enfermeiro, médico -, consoante as necessidades observadas no terreno. O projecto prevê ainda a criação de um banco de ajudas técnicas (cadeiras de rodas, camas articuladas, etc.), gratuito para clientes e a preço simbólico para os restantes.

Oriana Pataco

oriana@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®